Perguntas e Respostas sobre o LibreOffice

 

A Document Foundation disponibilizou para a comunidade brasileira uma instância do AskBot, software especializado para perguntas e respostas sobre o LibreOffice. A iniciativa permitirá à comunidade brasileira consultar e obter respostas a dúvidas sem a necessidade de inscrição em listas de e-mails para a mesma finalidade.

A própria comunidade se encarregará de responder as perguntas dos usuários. A dúvida de um pode ser a certeza de outro e assim o site tornar-se-á, de forma natural, um banco de conhecimento para o LibreOffice e suas tecnologias agregadas, dinâmico e evolutivo. A consulta sobre dúvidas existentes é simplificada e facilitada pelos diversos recursos.

Os usuários interagem entre si no sistema. Uma resposta a uma pergunta pode ser qualificada como “certa” e a pergunta “fechada”, permanecendo no banco de dados para acesso dos demais usuários com a mesma dúvida. Os usuários são classificados pelas suas interações com o site, por exemplo, um usuário com muitas respostas certas ganha pontos (pontos de karma) e insígnias e passa a ganhar privilégios dentro do sistema. As respostas e as perguntas podem ganhar comentários curtos (de no máximo 300 caracteres) para esclarecimentos. O texto desses comentários é curto por que o site não foi feito para desenvolver debates e polêmicas, assuntos que devem ser mantidos dentro das listas de discussão existentes. As perguntas e suas respostas podem inclusive serem compartilhadas com redes sociais tais como Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ e Indenti.ca.

O site Ask LibreOffice permite a inscrição do usuário através da tecnologia OpenID, disponibilizada por vários sites conhecidos como o Google, Yahoo, Facebook, etc… Com o login do usuário num desses sites, será possível acessar o Ask LibreOffice Brasil sem a necessidade de novo login e nova senha. Com essa facilidade, espera-se um número expressivo de usuários novos do sistema.

O site Ask LibreOffice Brasil espelha a estrutura do site Ask LibreOffice internacional cujo conteúdo está somente em inglês. A interface do usuário foi traduzida para o português pela própria comunidade brasileira. O acesso é feita pela URL: http://ask.libreoffice.org/pt-br/questions/

Referências

http://blog.pt-br.libreoffice.org

 

Sobre Eric Zanovello